Radio Sound Pop

Mercado livre

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Defesa Civil mapeia prejuízos pelas chuvas em Canindé

Canindé já contabiliza 36 famílias desabrigadas pelas chuvas. Na Serra de Baturité, houve deslizamento de terra



 Canindé. Autoridades deste Município contabilizam os prejuízos causados por uma chuva de 141.4 milímetros registrada na tarde da última segunda-feira, e que deixou toda a área urbana da cidade debaixo d´água. O prefeito Cláudio Pessoa criou duas comissões técnicas de avaliação para fazerem um levantamento dos estragos e a situação em que se encontram as famílias atingidas pelas águas. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Plínio Gomes, é o responsável pela coordenação das ações.


A Defesa Civil do Município, e as Secretarias de Infraestrutura, Agricultura e Recursos Hídricos, Saúde, Educação, Ação Social, Meio Ambiente estão mobilizadas para o socorro das vítimas da maior chuva registrada em Canindé neste ano.

Os desabrigados estão sendo levados para o Centro de Apoio Integrado a Criança e ao Adolescente (Caic) e Escola Melvin Jones, onde recebem primeiros socorros médicos, alimentação, colchões, transporte para mudanças e assistência social.


Deslizamentos
No Maciço de Baturité, a chuva que vem caindo tem provocado pequenos deslizamentos em Pacoti e Guaramiranga, mas as Prefeituras dizem que não há desabrigados nem feridos.

Em Pacoti, o chefe de gabinete da Prefeitura, Aldemir Marinho, informou que houve queda de barreiras nas comunidades de Granja e Munguba, mas que não chegaram a afetar a estrutura das casas. "Mandamos trabalhadores para fazer a retirada manual do barro que se acumulou na parte de trás das casas, a fim de evitar uma pressão nas paredes", explica.

A força da água do Rio Pacoti também quebrou parte de uma passagem molhada que liga a sede ao Distrito de Santana. O local ficará interditado por uma semana, e as pessoas terão que utilizar o outro acesso para Santana, que aumenta o trajeto em um quilômetro.

Já o secretário de Meio Ambiente de Guaramiranga, Getúlio dos Santos, disse que houve queda de árvores e barreiras nas estradas que ligam a cidade a Baturité e Pacoti, mas que o acesso já estava desobstruído. "Não houve qualquer deslizamento em áreas residenciais", garantiu o secretário.

Na manhã de ontem, o secretário se reuniu com a Defesa Civil Estadual para pedir o retorno da Rede de Emergência da Defesa Civil, um destacamento que atuava ali e que foi retirado há um ano por falta de chuva. Os riscos de deslizamento na região, de característica montanhosa, foi tema de reportagem veiculada pelo Caderno Regional na última sexta-feira.

Tábua de chuvas
Santa Quitéria 162.8mm
Canindé 147mm
Guarac. do Norte 133mm
Ipu 129mm
Guaramiranga 128mm
Fortaleza 126.3mm
Beberibe 120mm
Varjota 108mm
Horizonte 107mm
Paramoti 107mm


Fonte: Diario do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário